Expedição a las Nubes 2023

09 de Outubro de 2023 - RS

Luciano - Querotti - Renato - Sérgio

Nosso passeio iniciou 27.06.23, quando demos início ao planejamento da viagem, discutir roteiros, pontos de visitação, equipamentos para levarmos, etc. Durante esse período, fizemos alguns encontros presenciais onde realizávamos debates sobre o percurso, já definido, onde a “cereja do bolo” seria a RA 51, uma rodovia pavimentada em 2021 em direção a San Antônio de Los Cobres, antes com acesso por estrada de terra – muito ruim – ou por trem, conhecido mundialmente por TREN A LAS NUBES, devido a altitude do trecho no ponto mais alto, acima de 4.000 m.s.n.m (metros acima do nível do mar).

10.10.23 – Renato, resolveu sair antes para rodar com tempo bom, e aguardar em Uruguaiana.

11.10.23 – Sérgio e Querotti, saem a tarde para Uruguaiana.

12.10.23 – Luciano, sai de Guaíba e encontra os 3 amigos já em Paso de Los Libres, para rodarmos até Corrientes. Nesse dia Luciano rodou 1.090 Km.

Chegamos em Corrientes 18h30m, tempo bom e calor, cancelamos a reserva pois o local era muito ruim, fomos atrás de outro hotel e ficamos no já conhecido nosso, Corrientes Plaza Hotel no centro da cidade.

Gasolina super (95 octanos) por menos de 2,00 o litro, peso argentino com moeda muito desvalorizado, alimentação e hospedagens muito barato. Saímos para uma boa parrilada, com vinho e boa cerveza Quilmes.

13 e 14.10.23 – Agora todos reunidos, Corrientes para Thermas do Rio Hondo, 706 Km a rodar. Chegamos à tardinha, cidade lotada, tinha um festival “internacional” de danças folclóricas, demoramos para achar hotel, mas resolvido.

Ficamos 2 noites e um dia, conhecemos o Museu da Moto no Circuito termas de Rio Hondo, onde ocorrem várias corridas sendo o destaque por ser uma das etapas do MOTO GP.

Também saboreamos no pé da represa um suculento cabrito e o peixe dourado na parrilada.

15 e 16.10.23 – Rio Hondo > Cafayate, 270 Km, estrada muito bonita com belas paisagens e muitas, muitas curvas, rodagem tranquila paramos no monumento El Indio, passamos por Tafi del Valle onde almoçamos, cidadezinha muito agradável e bonitinha, chegamos no meio da tarde em Cafayate, terra das vinícolas. Visitamos a vinícola Recreo e depois dia livre.

17.10.23 – Cafayate > Los Cobres, 320 Km, o grande dia de rodarmos pela RA 51, a “cereja do bolo”! Realmente foi, que estrada, que paisagens! Alguns trechos de chão, mas nada demais.

Paramos no mirador Asa Blanca, marco dos 4.080 m.s.n.m, ali começou uma pequena chuva e o respirar mais difícil...devido altitude. Nos hospedamos no Hotel A Las Nubes, bom hotel. Saímos a noite para saborear um bife de Lhama e quinoa, iguaria da região, com um bom vinho.

18 e 19.10.23 – Los Cobres > Salta, 168 Km, descemos a montanha! Parada para fotos incríveis. Salta também nossa conhecida de outros passeios, mas sempre bom estar lá! Saída na “Calle” (rua) Balcarce, com seus bons restaurantes e pub’s.

Passeio de teleférico no Mirador del Serro. Em Salta descobri que meu retentor da bengala esquerda estava vazando, e minha relação deu sinal de se entregar...estalando e o amigo Querotti os pneus se entregaram de um jeito que não sabíamos se chegaria, e o pior, era quase 3 vezes mais caro que no Brasil um par de pneus!

20.10.23 – Salta > Corrientes, 840 Km, dei uma esticada na corrente de minha moto (NC 750 X) e não melhorou muito, reduzi a velocidade cruzeiro para não arriscar, chegamos direto no mesmo hotel que tinha vaga, eu só fiz registro e fui ver se conseguia trocar a relação da moto, tudo fechado ou não tinha, o jeito foi deixar para sábado na manhã na concessionária Honda.

A noite fomos saborear um matambre recheado no Restaurante “El Parrilon”. Na manhã seguinte (21.10) fui sozinho na Honda, onde me disseram que não tinha a relação...paciência, novo ajuste e toquei arriscando mesmo, segurando os amigos na estrada hehehe.

21.10.23 – Corrientes > Uruguaiana, 390 Km. Tocada tranquila, paramos em Libres para pegarmos uns vinhos (baratíssimos) e chegamos no mesmo Hotel que os guris tinham ficado na ida, Avenida Center, onde o proprietário motociclista, Dinho, nos fez uma bela parrilada de ovelha e gado para jantarmos.

Aproveitei que era cedo, e fui no freeshop New York de Uruguaiana, bem interessante. A noite foi espetacular, churrasco e bom bate papo com o Dinho e os 2 amigos dele!

22.10.23 – Uruguaiana > Guaíba, 610 Km. Amanheceu batendo água e continuou até Guaíba, dia pesado e ensopado !

Todos em casa antes de anoitecer.

Minha moto chegou na baba a relação, os pneus do Querotti idem!

Resumo, mais um maravilhoso passeio e com nossa moeda mais valorizada, o ditado: “quem converte não se diverte” se transformou em: “quem converte se diverte MAIS AINDA”, segundo o Querotti, rsrsrs.... que venha o próximo !