Aventura na Serra da Rocinha

27 de Dezembro de 2021 - SC

 

Robertão, um dos que mais roda do Moto Grupo, percorreu mais de dois mil quilômetros para conhecer essa bela serra que fica entre o RS e SC.

 

 

Serra da Rocinha é uma estrada espetacular que atravessa escarpas íngremes da Serra Geral, no Sul do Brasil. Liga os Campos de Cima da Serra Gaúcho a 1230 m de altitude, com o Litoral Sul Catarinense.

 

 

É uma das estradas mais incríveis do Brasil e depois de pronta terá vários mirantes e pontos de parada com vistas incríveis.
Para quem vem do litoral Sul de Santa Catarina, a Serra da Rocinha dá acesso aos Campos de Cima da Serra Gaúchos.

Fica na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde no lado gaúcho fica a cidade de São José dos Ausentes, e no lado catarinense a cidade de Timbé do Sul.

 

 

A estrada faz parte da rodovia BR-285, que no momento está em obras de pavimentação. Restam ainda, 5 km na parte catarinense da serra e 8 km no lado gaúcho, nos campos de Ausentes.

 

 

Serra da Rocinha

A parte de serra tem 13 km de extensão, ligando o município de São José dos Ausentes e o estado do Rio Grande do Sul (na parte de cima) com Timbé do Sul e Santa Catarina, na parte de baixo.

 

 

 

A Serra da Rocinha é parte da Rodovia BR-285, que liga Araranguá (SC) à São Borja (SC), na divisa com a Argentina. O alto da serra fica a uma altitude de 1230 metros acima do nível do mar. A parte de baixo fica em torno de 1000 metros de diferença de altitude.

 

 

Rodovia BR-285

A BR-285 tem um total de 744,3 quilômetros de extensão. Liga a cidade de Araranguá (SC) a São Borja (RS), na fronteira com a Argentina. Lá se conecta com a Ruta Nacional 14 através da Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai.

Esta rodovia já é uma das principais ligações entre a Argentina e o litoral brasileiro e também entre o Pacífico e o Atlântico. Após a conclusão deverá ganhar ainda mais importância, impulsionando também o turismo em toda a região.

História da Serra da Rocinha

A história da Serra da Rocinha está intimamente ligada ao tropeirismo. Segundo resgates históricos, os tropeiros desbravadores abriram a primeira trilha pelo Cânion da Serra Velha (onde fica a Serra da Rocinha), chamado de Caminho dos Conventos, entre 1728 e 1730.

A Rocinha era um ponto difícil na longa jornada dos tropeiros que seguiam de Araranguá, para Curitiba e depois para Sorocaba.

 

Os tropeiros que desciam do Rio Grande do Sul pela Serra Velha, trocavam produtos como queijo e charque por farinhas e derivados da cana de açúcar na planície e litoral catarinense.

Nas décadas de 1930 e 1940, a comunidade de Timbé do Sul se mobilizou para construir a primeira estrada para transpor a serra. que foi inaugurada em 1942. Na época, sem qualquer tecnologia, o trabalho era quase todo braçal. Imaginem as dificuldades.

Atualmente a Serra da Rocinha está sendo pavimentada pelo DNIT nas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC.

Fonte: https://www.viagensecaminhos.com/2020/10/serra-da-rocinha-br-285.html