Expedição Atacama - Novembro 2012

15 de Novembro de 2012 - RS

Relato do Éder

Saímos  no dia 15/11 as 4:30hs do posto do Ivan, fizemos a primeira parada estratégica para café no

posto papagaio em Cachoeira do Sul, chegamos na aduana em Uruguaiana por volta das 11:00hs, após

os tramites burocráticos , que foram bem rápidos, almoçamos no posto YPF e continuamos nossa

jornada chegando em Corrientes por volta das 17:00hs, isso lógico, depois de dar uma contribuição

ara a policia; curtimos nesse dia ainda um belo banho de piscina e um jantar na beira do rio.

No dia seguinte partimos cedo em direção a Salta, enfrentamos o calor do Chaco, mas fomos agraciados

pelo por do sol tomando uma Salta Bem gelada, sendo que chegamos cedo na cidade, ainda demos

uma volta no teleférico e a noite comemos um belo cabrito a Provençal.

No terceiro dia, novamente partimos cedo, e fomos desfrutando da beleza existente no caminho

paramos em Pulmamarca para fotos, no marco de 4.170m de altitude, no Salar do Atacama.

Passamos tranquilamente pela aduana, saída da Argentina e entrada no Chile, agora estão

unificadas, e chegamos por volta de 15:30 em San Pedro de Atacama, nesse dia

ainda compramos os passeios e jantamos no inóspito Adobe.

No quarto dia demos uma folga para as motos e saímos numa van as 4:30hs onde fomos até o parque

Del Tatio, lugar simplesmente espetacular, após isso, os 4 GAUCHOS MACHOS ou burros, entraram na piscina

termal onde naturalmente saíram encolhidos de frio, mas nem  tanto pegamos somente -7 (sete negativos)

tava meio fresquinho. A tarde, um pouco mais quente, perto de 30° curtimos as Lagunas Cejar, os Ojos  do

Deserto e terminamos o dia vendo o por do sol no salar.

Quinto dia, mais uma vez temos que acordar cedo, e partimos com destino de Copiapó, antes

paramos em Antofagasta, na Mão do Deserto para uma fotinho básica.

Ao chegar à cidade tivemos problemas em encontrar hotel, pois havia uma convenção da cidade e a mesma

estava lotada, mas como estávamos todos bem acompanhados de Deus e uma dose de sorte, uma

recepcionista começou a ligar para todos os contatos até encontrar belas acomodações, à noite

como em todas as outras brindamos com uma cervejinha bem gelada.

No sexto dia, como nos demais não tivemos nenhum contratempo, a não ser paradas para fotos das lindas

paisagens, já que estávamos costeando o Oceano Pacifico, chegamos cedo em Vina Del Mar, cidade

fantástica; tivemos muita sorte, pois achamos logo um hotel bem acessível, ótima localização e

ainda piscina aquecida. Depois umas cervejas, não queríamos mais nada.

No sétimo dia conhecemos as maravilhas locais, como Valparaiso, palácio Rioja, Praia Reñaca

passeio de carruagem e ainda perdi uns trocados no cassino.

Oitavo dia, saímos cedo, desfrutamos dos Caracoles, onde eu e o Sidi brincamos, parecia que estávamos numa

pista, conhecemos a Estação Portillo e o majestoso Aconcagua. Depois de umas Golpeadas chegamos

em San Luis, onde o Walter já havia reservado um hotel muito bom, e cerveja quase fria.

No nono dia tivemos alguns inconvenientes, a chuva nos acompanhou por quase uma hora, depois de uma

parada para abastecer verificamos que o pneu do Fabinho não ia aguentar chegar em Guaíba, rodamos então

até Rosário, onde não conseguimos nada, rodamos mais 170km até Paraná; nem procuramos pneu, aproveitamos

para relaxar num belo hotel, uma bela comida e cerveja bem fria, no final tivemos um ataque de risos por

tudo que passamos naquele dia, e com a graça de Deus, nada nos atingiu.

O décimo dia foi o mais apreensivo, pois rodamos na boa para economizar pneu, o que deu certo, chegamos as

11:00 em solo brasileiro, trocamos o pneu  e nos mandamos para Guaíba, onde havia amigos nos aguardando.

No total rodamos 6.800km bem rodados, com companhia excelente e cronograma bem executado, onde só

ficam ótimas recordações de todos os momentos que foram incríveis e alegres, expedição 100%.