Viagem a Vina del Mar

03 de Janeiro de 2011 - Chile

 

..

Walter Azambuja do Liberdade Vigiada rodou até o Chile

 

 

Veja o relato de mais essa aventura:

 

 

 

Saímos às 4h30min do dia 03.01.2011, do posto Ipiranga

próximo ao Colégio da Ulbra

Matinho Lutero, esteve presente para a despedida o Luciano, Presidente do Moto Grupo.

 

 

 

 

 

.

(03.01) - Nossa programação, para o primeiro dia, era pilotar até a Cidade de Paraná, na Argentina, com previsão de chegada na cidade por volta da 18h. Mas ao entrarmos na Argentina, por Uruguaiana, descobrimos que na Argentina havia um movimento de greve dos transportadores de combustíveis, causando assim um problema. Então voltamos em Uruguaiana, reabastecemos as motos e enchemos uma garrafa Pet de 2l e mais uma bombona de 5 litros , com gasolina e entramos na terra dos hermanos. Fomos avisados por um motociclista, que vinha de onde nós nos dirigíamos, que havia uma casa, a uns 200 km que tinha na frente um cartaz dizendo: Hay Nafta e que lá o morador estava vendendo nafta, num comércio paralelo. De fato existia isso e foi o que nos salvou para chegarmos no nosso destino do primeiro dia, porém com esse problema, tivemos que andar grande parte do percurso a 80km/h, atrasando por demais nossa programação.

 

 

(04.01) - No segundo dia ao sair da cidade de Paraná, constatamos que lá também não tinha nafta e como nos ficaram “empurrando” para diversos postos, terminamos saindo muito tarde, o que fez também que atrasasse a programação do dia, mas para sorte nossa, a partir deste ponto o abastecimento nos postos estava normal. Chegamos então a Carlos Paz. 

.

(05.01) - Saímos cedo de Carlos Paz, rumando à Mendoza, onde lá pernoitaríamos, para no outro dia sair em direção a Viña Del Mar, no Chile. Como tínhamos informação que no percurso entre Lui Juan e Encón não havia combustível, andamos mais ou menos 200 km a 80 km/h , mas chegando em Encón a situação estava normal.....aí não preciso dizer mais nada, foi abastecer e fechar o punho. Chegamos em Mendoza e nos hospedamos num baita hotel junto a Praça de Itália, no centro da cidade.

 

 

(06.01) - Saímos cedo, rumando a Viña Del Mar. Primeiro incidente ocorreu quando um carro argentino, se dá pra chamar de carro aquilo, se atravessou na minha frente quase me pegando em cheio, tive sorte por estar devagar e deu tempo de frear e só nos encostamos, não cheguei a cair, propriamente,  fiquei segurando a moto, na “machesa”, e nem a moto foi avariada. Logo a diante, pela confusão do trânsito nos separamos, causando um pequeno atraso no percurso, até nos encontrarmos novamente. Seguimos pela cordilheira.....fizemos nossa passagem na Duana ArgxChile, e chegamos a Viña Del Mar às 21h. Hotel perfeito, a poucas quadras do Pacífico.

..

(07.01) - Fizemos um city tour por Valparaíso e Viña Del Mar e praias vizinhas. Lavamos e lubrificamos as motos e curtimos o pôr do sol no Pacífico e nos programamos para iniciarmos nosso retorno no sábado, dia 08.01.

 

 

(08.01) – Saímos às 8h de Viña Del Mar, rumo a Mendoza. Dia maravilhoso, sem nuvem, algo que nos incentivou uma nova parada no Aconcágua, para fotos. No percurso o Fernando pegou um desnível, junto com um baita buraco, no asfalto e deu uma amarrotada na roda dianteira, não chegando a vazar o pneu. Chegamos em Mendoza, por volta das 19h.

.
(09.01) – City tour em Mendoza e descanso, para no dia seguinte seguir viagem.
 

 

(10.01) – Saímos cedo de Mendoza para Córdoba, pois além de ser uma cidade que gostaríamos de conhecer, havia a possibilidade de consertar o aro da moto do Fernando. Tudo maravilhoso, até quase a chegada de Córdoba, quando ocorreu o acidente com o Fernando, mas nada que impossibilitasse que ele pilotasse a moto até um hotel na cidade, que ficava a uns 20 km do local. Chegando no hotel e aí fomos ver o estrago físico do acidente. O Fernando havia sofrido um profundo corte no tornozelo, em razão da moto ter caído, com o pedal do freio sobre ele. Fomos imediatamente a um hospital, segundo informações era o melhor da cidade e de fato era e fomos magnificamente atendidos por todos. Fazendo que alguns preconceitos fossem desfeitos, em relação aos hermanos. O médico que atendeu o Fernando proibiu que ele voltasse a pilotar, pois se houvesse a possibilidade ele retornaria pilotando, inclusive indicando que deveria fazer uma cirurgia em 48 horas, para evitar infecção ou algo parecido. Ficamos envolvidos neste problema até a 1h da manhã, quando retornamos ao hotel.

 

 

(11.01) – Enquanto o Fernando ficava agilizando alguma coisa com a seguradora, para trazer a moto e comprando passagem aérea, fui dar uma volta e comprar muletas e uma mala grande que coubesse sua roupa de pilotagem, botas e capacete, afinal isso teria que ser colocado em uma mala. Passamos o dia de 3ª feira nessa função e idas e vindas ao hospital para curativos e medicações.

 

 

(12.01) – Com tudo organizado para o Fernando retornar, então resolvi também botar a Banditt para andar e sai de Córdoba às 8h, rumando a Uruguaiana, onde cheguei por volta das 18h e pernoitei na cidade. O Fernando chegou em POA às 20h, sua família estava no aeroporto para recebê-lo. Durante todo o trajeto aéreo, segundo informação dele, ele foi muito bem atendido pela Cia. Aérea – Aerolíneas Argentina. Quanto a mim, andando sozinho, só me restava acelerar, mas mais espiado do que gato escaldado hehehehe.

.

(13.01) – Sai de Uruguaiana às 7h30min. O dia estava perfeito para andar de moto, parcialmente nublado e não muito quente. Cheguei em Guaíba, na Tia Nadir, às 13h20min, onde lá estavam o Luciano, o Querotti, chegando logo depois o Jorginho, o Eder, o Cesar, minha esposa e meu filho. Tudo uma maravilha, inclusive os problemas, pois são através deles que crescemos e aprendemos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Walter e Fernando - Viagem ao Chile/2011

 

 

 

Percorridos: 5.300km