Expedição Três Fronteiras

01 à 10 de Fevereiro de 2008

Dia 1º de Fevereiro

O Motogrupo Liberdade Vigiada de Guaíba e amigos convidados do motogrupo

Lobo Solito(Charqueadas), Terapia (POA) e um Carro de Apoio da família Ávila, saíram rumo ao

Chile na Expedição 3 Fronteiras (Brasil-Uruguai-Argentina-Chile).

1º dia - 01/02/2008

Saída 5:00 da manhã, com muita chuva até Alegrete, onde encontramos o último casal integrante

do grupo,  formando 7 motos e uma camionete. Momento em que fizemos a oração dos viajantes. Nesse dia

atravessamos  o Uruguai, estradas ruins, primeira Aduana em Salto. Chegamos ao nosso destino, a cidade

do Paraná(Argentina), após 1.200 Km percorridos no dia, em 14 horas, com chuva e sol.

2º dia - 02/02/2008

Travessia do túnel subfluvial, por baixo do Rio Paraná, ligando a cidade de Santa Fé, nosso destino

do dia,  chegar mais próximo de Mendoza-Argentina, estrada muito quente, 40ºC graus e retas intermináveis(90Km),

chegamos exaustos a cidade de Carlos Paz (mini Gramado), mas dispostos a umas "cervezas e parrilladas".

3º dia - 03/02/2008

Saída de Carlos Paz, cruzamos a  Ruta Translasierra, até  a cidade de Mina Clavero,

surpresa do passeio, uma ótima paisagem, 2.500m de altitude. Chegamos em Mendoza a tardinha,

depois de um pequeno desencontro nas rutas entre carro e motos...deu tudo certo.

4º dia - 04/02/2008

Mendoza, manhã livre e tarde para city tour com van que locamos.

5ºdia -  05/02/2008

Saída com destino a Viña del Mar, dia da travessia da Cordilheira dos Andes.

Visual da cadeia de montanhas indescritível, dia claro nos proporcionou uma ótima estrada, frio de 14ºC.

Túnel Cristo Redentor separa Argentina do Chile, a 3185m altitude ao nível do mar,a falta de ar nos pegou, até

algumas motos sentiram... e logo após a descida brusca nos Caracoles chilenos, mais de 30 curvas.

Chegamos a tarde em Vinã del Mar, mas dispostos a um bom jantar.

6º dia - 06/02/2008

Viña del Mar, bem hospedados a beira mar no Hotel San Martín, manhã livre a tarde city tour

de táxi nos principais pontos turísticos de Viña del Mar e Valparaíso.

Na volta, alguns se animaram a um banho no gelado Oceâno Pacífico.

7º dia - 07/02/2008

Retorno para casa, Aduana do Chile nos fez perder 3 horas estava ventando muito, 7ºC, e caindo gelo dos picos.

Paramos em Uspallata para dormir, queimados pelo frio.

8º dia - 08/02/2008

Viajamos 970 Km, paramos em San Francisco na Argentina destino do dia seguinte Uruguaiana.

9º dia - 09/02/2008

Chegada a tarde em Uruguaiana.

Após nos hospedar Nouguairiver., fomos visitar as lojas de Passo de los Libres, noite livre.

10º dia - 10/02/2008

Saída de Uruguaiana para Guaíba, paramos em Charqueadas para nos

despedir dos amigos do Lobo Solito, abaixo de uma forte chuva.

Em Guaíba fomos carinhosamente recepcionados pelos amigos integrantes do Liberdade Vigiada

por volta da 18:00h que nos aguardavam na beira da praia na Tia Nadir, Rogério e esposa

nos acompanharam até aqui, após foram para POA..

Foram 10 dias, 5.350 Km rodados, 7 motos e 1 camionete

Lugares que valeram a viagem: Mendoza, travessia da Cordilheira do Andes, a uma altitude de 3.300m

com temperatura de 7graus a cidade deslumbrante de Viña del Mar, com belas praias

banhadas pelo Oceano Pacífico e a grande Valparaíso.

Participaram do passeio:

09 - Paulo e Tuca - Suzuki Bandit 650 S

Camiseta oficial da EXPEDIÇÃO 3 FRONTEIRAS

Comentário do Luciano

Foram 10 dias, 5.350 Km, e três fronteiras !

Antes de sair planejamos mil e uma coisas, que depois descobrimos que não precisamos...nem

usamos... não fomos cobrados...ou não demos "ouvidos" (por ex.:roupa para frio).

Criamos expectativas e nos surpreendemos com a realidade, que nenhuma foto consegue ilustrar, a falta

de ar - para quem foi pego pela altitude -, a neve caindo dos picos da cordilheira, tocada pelo vento forte baixando

a temperatura para os 7 graus !  ver o Pacífico, e tomar banho de praia do lado contrário que estamos acostumados,

as diversas paisagens de cada região, visual variando hora verde a deserto e rochas, e alguma neve...

Fomos abençoados por termos feito toda essa estrada sem nenhum risco ou acontecimento que

pudesse prejudicar ou criar transtorno para algum integrante, obrigado Deus !

Não podemos deixar de lado o quanto é bom nosso país, se comparado com os vizinhos "hermanos"

vivenciamos nesses dias de viajem cidades de interior com muita falta de infra-estrurtura e pior

falta de higiene e pobreza, que nos faz refletir também.

17 integrantes, cada um com suas particularidades, humor, genialidade, manias, virtudes e defeitos, que somados

souberam ter o espírito de equipe, respeitando e ultrapassando as situações que tivemos, o efeito do stress

das longas jornadas  da estrada(um dia de 1.180Km, retas de 70 Km com 40 graus, e muita dor no "traseiro")

sem em nenhum momento haver desavenças, um grupo diversificado e maduro do nº 1 ao 17.

A união dos amigos do Motogrupo Lobo Solito-Charqueadas, Paulo e Tuca e Motogrupo Terapia-Porto Alegre,

Rogério e Élida, voces foram e são genias, e se permitem, agora são "meio" Liberdade Vigiada !

Aos amigos do Liberdade Vigiada, que ficaram mas foram de coração com a gente, muito obrigado pela

torcida em termos um bom passeio, e querer a todo momento saber informações de como estávamos,

onde tínhamos passado, etc, etc, e depois nos recepcionar calorosamente em Guaíba. César, fizemos a

oração dos viajantes quando integramos todo grupo em Alegrete-RS no primeiro dia, até

me rendeu um apelido carinhoso de "pastor",  valeu muito !