|
|||||
Liberdade Vigiada no Uruguai e Argentina 17 a 25 de Fevereiro de 2007 |
|||||
.. |
|||||
Entre
os dias
e amigos de outros grupos realizaram uma viagem de motocicleta entre Guaíba/RS, Uruguai e Argentina. Confira o roteiro.
17/02/2007-
Guaíba (BRA)/Chuí (BRA) –
Saímos de Guaíba por volta das 5h30min do Posto do Ivan, onde tivemos uma surpresa, pois estava lá para se despedir dos viajantes o amigo Luciano Guedes de bermuda e chimarrão na mão.
A primeira parada foi depois de São Lourenço do Sul no paradouro, onde tomamos o café da manhã e aproveitamos para esticar o corpo depois de 190km percorridos. Quando estávamos de saída encontramos nosso amigo Asdrubal que tinha se dispersado do grupo. Continuamos viagem enquanto ele parou para tomar café.
Já chegando a pelotas após termos rodado sempre com sol tivemos que parar para colocar as roupas de chuva, pois a coisa seria feia dali para frente.
Dois amigos saíram na frente e passaram da entrada da Quinta ( Último Posto de Gasolina confiáve antes do Taim ) onde tinham que parar para abastecer as motos, onde encontramos o casal de amigos Vicente e Janaina com outro casal de amigos indo para Santa Vitória do Palmar.
Como sempre estamos lembrando de um amigo ajudar o outro, compramos mais gasolina e colocamos no carro de apoio, pois sabíamos que os companheiros estariam em maus lençóis. Pois, conforme relato do amigo Marco Trilhas, no Taim não há gasolina e quando tem é batizada.
Seguimos viagem e encontramos os colegas parados em um posto sem gasolina, onde eles abasteceram suas motos com a gasolina que levamos o que deu para chegar até o próximo, mas de Santa Vitória do Palmar até o Chuí nunca vimos tanta Chuva com vento.
Chegamos no Hotel por volta das 13h30min e logo fomos comer a primeira Parrillada e depois as mulheres foram as compras. No decorrer da tarde enquanto os amigos tomavam mais uma cerveja de litro, o Asdrubal chegou dizendo que tinha conversado com um motociclista de Santa Catarina com uma moto igual a dele. Logo depois chegou um cara perguntando se havia vaga no hotel e era o Chenta pessoa que nos acompanhou até Colônia del Sacramento. Para encerrar o dia descobrimos que o Marquinhos estava de aniversário e jantamos todos juntos no restaurante do hotel com direito a cortesia.
Depois de todos estarem com seus vistos, rumamos para o forte Santa Tereza, local de visita obrigatória para quem vai ao Uruguai.
A próxima parada foi em um posto +/- 80km antes de Punta del Este, onde um grupo ficou almoçando e outro seguiu viagem para almoçar
combinar o local do encontro. Nos encontramos nos dedos, local turístico de Punta del Este, onde tiramos algumas fotos e rumamos para o Encontro de motos que estava ocorrendo naquele local.
Ao chegarmos no encontro tivemos uma surpresa, pois as motos que ali se encontravam eram de “Hierro Viejo”, ou seja, de motos antigas lindas, tais como 1948, 1950, iguais ao do filme “Diário de um Motociclista”. Com a nossa chegada, a grande sensação foram as nossas motos, pois no Uruguai existem poucas motos novas e de alta cilindrada.
Saímos dali e fomos direto para Montevideo por uma estrada que dá inveja. Chegamos a Montevideo por volta das 19h, onde tínhamos apenas o endereço do hotel e muita coragem para procurá-lo. Após nos perdermos por mais de uma vez, nos
instalamos e fomos jantar no restaurante que ficava em frente ao hotel.
19/02/2007-
Dia livre em Montevideo (URG)
Tomamos café da manhã e alguns foram caminhar pelo calçadão, outros foram conhecer o centro da cidade. Já no almoço uns foram no Mercado Del Puerto e outros almoçaram perto do hotel, pois tínhamos combinado um city tour para conhecer melhor a cidade.
No horário marcado, saímos para conhecer os pontos turísticos de Montevideo. A noite jantamos todos juntos em outro restaurante perto dali, onde combinamos que no dia seguinte iríamos seguir viagem para Colônia del Sacramento.
20/02/2007-
Montevideo até Colônia del Sacramento –
Acordamos por volta das 8h, tomamos café e rumamos para Colônia. No decorrer do caminho paramos em um pedágio para descansar e tomar um chimarrão. Aproveitamos para comentar sobre a linda paisagem que passávamos, bem como as expectativas de conhecer Colônia.
Ao chegarmos em Colônia, verificamos do motivo pelo qual as pessoas falam tanto desta cidade pequena e tão acolhedora. Almoçamos na beira do Rio da Plata. Após
o almoço fomos nos hospedar no hotel.
20/02/2007
e 21/02/2007 – Dias Livres em Colônia del Sacramento
Após descarregarmos as bagagens, fomos conhecer a cidade, onde andamos com as motos sem capacete. Aproveitamos o resto do dia para caminhar pela cidade, onde ficamos encantados com as ruas pequenas e casas antigas.
É importante citar que o Jorginho e o Gustavo foram lavar suas motos em um posto, onde encontraram o pessoal da Stock Car, tomaram uma cerveja juntos, e somente após foram saber com quem estavam conversando.
Na noite fomos jantar em um restaurante que alguns amigos descobriram com as mesas embaixo de uma parreira como se estivéssemos
No dia 21 conhecemos um pouco mais da cidade e infelizmente tivemos que olhar na noite a derrota do time da maioria (Inter) para o Nacional do Uruguai.
Acordamos ás 3h30min para ir pegar o Buquebus e fazer a travessia de Colônia para Buenos Aires, o que para todos foi uma experiência inesquecível.
Na parte da aduana é como um aeroporto e os navios da empresa que faz a travessia são luxuosos, com toda a infra-estrutura de segurança que a tripulação precisa.
Viajamos cerca de 3h até chegarmos a Buenos Aires. Lá chegando, ficou combinado que iríamos andar todos juntos em direção a um ponto, para que então pudéssemos pegar um táxi que levasse até o hotel. Chamamos o táxi e a Doni e a Vânia acompanharam o motorista até o hotel que tínhamos visto na internet.
Infelizmente, os hotéis que tínhamos visto na internet estavam todos cheios. Mas, felizmente, encontramos dois argentinos taxista, pai e filho, que nos ajudaram a encontrar um hotel para ficarmos.
Fomos para o hotel indicado pelos amigos e nos
instalamos.
Após descarregarmos as bagagens, fomos conhecer a cidade. Aproveitamos o resto do dia para caminhar pela cidade, onde ficamos encantados com a rua Florida e outras do centro.
É importante citar que Buenos Aires não é como as cidades Uruguaias que todos se sentem seguros. Na noite tomamos algumas cervejas juntos e depois fomos dormir.
Tomamos café da manhã e fomos caminhar pelo centro da cidade. Almoçamos todos juntos perto do hotel, pois tínhamos combinado um city tour para conhecer melhor a cidade. No horário marcado, saímos para conhecer os pontos turísticos de Buenos Aires ( Bairro da Boca, Casa Rosada, Marco Obelisco, Recoleta, e outros. ). Na noite jantamos todos juntos em outro restaurante perto do Hotel, onde combinamos que no dia seguinte iríamos seguir viagem para Uruguaiana bem cedo,
pois neste dia era 670km a serem percorridos.
24/02/2007-
Buenos Aires (ARG) / Uruguaiana ( BRA
) –
Acordamos por volta das 6hs e rumamos para Uruguaiana. No decorrer do caminho nos perdemos na saída de Buenos Aires e depois que entramos na estrada correta o único problema foi a Policia Argentina que nos parou cinco vezes e não conseguimos fazer aduana em Paysandu, pois os colonos estavam fazendo um protesto contra a implantação de uma fábrica de papel no Uruguai.
Ao chegarmos em Uruguaiana (BRA) foi um alivio geral, pois verificamos que estávamos livres da Policia Argentina que agora sabemos porque falam tanto mal da mesma. Jantamos no Hotel Brasil x River, tomamos a nossa cerveja e comemos aquela picanha que somente no Brasil se encontra.
Saímos
de Uruguaiana por volta das 8h30min e rumamos para almoçar uma turma
em Cachoeira do Sul, onde todos chegaram bem, com um saldo sem nenhum pneu furado e nada de ruim, mas com uma promessa nos corações que para um motociclista sempre está aguardando mais um convite de passeio, viagem e não existe limites para quem tem duas rodas no sangue.
Preparativos da Viagem
Planejamos cuidadosamente a revisão de cada uma de nossas motocicletas, para evitarmos surpresas desagradáveis. Além disso, fizemos viagens preparatórias regulares rodando sempre com muita amizade e companheirismo.
Esta viagem teve como maior atrativo para nós conhecer as cidades da Argentina (Buenos Aires e região) e no Uruguai (Colônia do Sacramento, Montevideo, Punta del Este, etc.), visitar Puerto Madero, conhecer um pouco mais da história das cidades visitadas e obter a maior quantidade possível de material fotográfico (fotos).
Outro objetivo desta viagem foi fazer a travessia entre Colônia del Sacramento e Buenos Aires e registrar em fotos a região Portuária de Buenos Aires e
Montevideo, bem como as belíssimas praias de Punta del Este. e com certeza não ficamos sem dar uma passada no dia 18/02/2007 no 5º Moto Encontro Internacional Punta del Este 2007 (16/02/2007 até 18/02/2007 ).
O registro fotográfico desta aventura tem tudo para se transformar em um grande acervo para a
história do Moto Grupo
Liberdade Vigiada.
Percorrido: 2.600km |